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quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Balanceamento - Professor Carlúcio Bicudo

  

                     Colégio Estadual Marechal Souza Dantas      - Professor: Carlúcio Bicudo             
                                                          Balanceamento      (3º Ano)                     
               É igualar o número total de átomos de cada elemento, no 1º e no 2º membros da equação.
Regras práticas:
1- Raciocinar com o elemento ( ou radical) que aparece apenas uma vez o 1º e no 2º membros da equação.
2- Preferir o elemento (ou radical) que possua índices maiores.
3- escolhido o elemento (ou radical), transpor seus coeficientes.
4- prosseguir com os outros elementos (ou radicais), usando o mesmo raciocínio, até o final do balanceamento.

1º Exemplo:     Al   + O2   ------->Al2O3     
  
Regra (1) à indiferente para Al ou O.
 Regra (2)à preferimos o O, que possuí índices maiores (2 e 3).        
Regra (3) à Al + 3 O2 ----à 2 Al2 O3

Regra (4) à agora só falta acertar o Al.                4 Al    +    3 O2 --------->    2 Al2 O3 

2º Exemplo:          Al(OH)3   +   H2SO4  -------> Al2(SO4)3     +   H2O

Regra (1) à Devemos raciocinar com Al e S ou com o radical SO4-2 (e não com o H e o O, que aparecem várias vezes.
Regra (2) à Preferimos o SO4-2 , que apresenta índices maiores (1 e 3).
Regra (3) à   Al(OH)3  +   3 H2 (SO4)   ----> Al2 (SO4)3   +   H2O   

Regra (4) à prosseguimos com o Al. 

                                   2 Al(OH)3     +  3H2(SO4)   ----->   Al2(SO4)3      +    H2O

     Finalmente, o coeficiente da água pode ser acertado pela contagem do H ou dos O.  

                           2 Al (OH)3     +   3 H2SO4    ----->    Al2 (SO4)3    +   6  H2O  

A)  C2H6O  +  O2                                  CO2  +  H2O

B)  Na2CO3  +  HCl                   NaCl  +  H2O  +  CO2

C)  C6H12O6                              C2H6O  +  CO2

D)  C4H10  +  O2                                    CO2  +  H2O

E)  FeCl3  +  Na2CO3                 Fe2(CO3)3  +  NaCl

F)  NH4Cl  +  Ba(OH)2                          BaCl2  +  NH3  +  H2O

G)  Ca(OH)2  +  H3PO4                         Ca3(PO4)2  +  H2O

H)  Fe2(CO3)3  +  H2SO4                        Fe2(SO4)3  +  H2O  +  CO2

I)  Na2O  +  (NH4)2SO4                         Na2SO4  +  H2O  +  NH3

J)  FeS2  +  O2                           Fe2O3  +  SO2

K)  NH3  +  O2                          NO  +  H2O

L)  KMnO4  +  H2SO4                Mn2O7  +  K2SO4  +  H2O

M)  CS2  +  O2                           CO2  +  SO2

N)  H3PO4  +  CaO                    Ca3(PO4)2  +  H2O

O)  Na2CO3  +  H3PO4               Na3PO4  +  H2O  +  CO2

P)  KMnO4                                K2MnO4  +  MnO2  +  O2

Q)  Na  +  KNO3                                   Na2O  +  K2O  +  N2

R)  Ni(CO)4                               Ni  +  CO

S)  CaC2  +  H2O                                  C2H2  +  CaO


QUESTÕES DE VESTIBULAR

01 (FUVEST) A decomposição térmica de 1 mol de dicromato de amônio é representada pela equação:

(NH4)2Cr2O7                  N2  +  CrxOy  +  z H2O

Os valores de x, y e z são, respectivamente:
             a) 2, 3 e 4                         b) 2, 7 e 4            c) 2, 7 e 8                 d) 3, 2 e 4                  e) 3, 2 e 8

02 (ESAL/MG) A equação química:

  2 Mg(OH)2  +  x HCl                          2 MgCl2  +  4 H2O

fica estequiometricamente correta se x for igual a: 

                        a) 1                 b) 2                   c) 3                  d) 4                        e) 5

03 (PUCCAMP) Num “sapato de cromo”, o couro é tratado com um banho de “licor de cromo”, preparado através da reação representada pela equação:
Na2Cr2O7  +  x SO2  +  H2O       y Cr(OH)SO4  +  Na2SO4
Depois de balanceada com os menores coeficientes inteiros possíveis, ela apresenta:
            x          y
a)         3          2
b)         2          3
c)         2          2
d)         3          3
e)         2          1
04 (UNIP/SP) A soma dos menores coeficientes inteiros que balanceiam a equação:

Cl2  +  NH3                    N2H4  +  NH4Cl      é

     a) 4                  b) 15                 c) 21                        d) 8                          e) 6


05 (OSEC/SP) A soma dos coeficientes da equação abaixo é igual a

Br2  +  KOH                KBrO3  +  KBr  +  H2O
     
            a) 13                   b) 20               c) 19                 d) 15                         e) 18

GABARITOS

A)        1, 3, 2, 3                     K)        4, 5, 4, 6
B)        1, 2, 2, 1, 1                 L)        2, 1, 1, 1, 1
C)        1, 2, 2                         M)       1, 3, 1, 2
D)        2, 13, 8, 10                 N)        2, 3, 1, 3
E)        2, 3, 1, 6                                 O)        3, 2, 2, 3, 3
F)         2, 1, 1, 2, 2                 P)         2, 1, 1, 1
G)        3, 2, 1, 6                                 Q)        10, 2, 5, 1, 1
H)        1, 3, 1, 3, 3                 R)        1, 1, 4
I)         1, 1, 1, 1, 2                 S)         1, 1, 1, 1
J)         4, 11, 2, 8

01 A    02 D    03 A    04 D    05 E


Sites com exercícios e simuladores:


domingo, 20 de outubro de 2013

Aula de Eletronegatividade e a polaridade da ligação Química - NEJA




Seção 4  Eletronegatividade e a polaridade da ligação química (Eu tenho a força).
                                                                     
                                          
Motivação = Eu tenho a força.
Objetivo = Mostrar aos alunos que a eletronegatividade, nada mais é do que “força” que o átomo tem de capturar elétrons dos outros (vencer o “cabo de guerra”).
■ Material: fios finos de barbante ou de lã (pedaços d e mais ou menos 30 cm) ou palitos de churrasquinho.
Procedimento: Distribuir entre os participantes os fios de barbante, pedir que cada um analise a aparência, utilidade e propósito daquele pedaço de barbante, (cerca de 2 minutos, para não ficar cansativo). Pedir que eles arrebentem e observem como foi fácil.
Depois, pedir que cada um ofereça o maior pedaço que lhe sobrou para formar um feixe de barbantes e pedir a alguns voluntários que tentem arrebentar este feixe.
 Observem como fica mais difícil se a medida que o feixe fica grosso. Se quisermos arrebentar este feixe grosso, precisamos imprimir uma força cada vez maior.
  Assim, um átomo é fortemente eletronegativo quando tem facilidade em “roubar” os elétrons dos outros.

                                                   Eletronegatividade

Até para falar a palavra “Eletronegatividade” já é difícil, imagine saber quais elementos são mais reativos! Esta é uma dificuldade comum aos alunos que estão aprendendo sobre a capacidade que determinados átomos possuem de atrair elétrons.

Vamos começar definindo Eletronegatividade: força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação. Ela é considerada como uma propriedade periódica, ou seja, à medida que o número atômico aumenta, assume valor crescente ou decrescente em cada período da tabela de elementos.
Para entender melhor a Eletronegatividade, é importante saber que os átomos exercem uma força de atração sobre os elétrons de uma ligação, e esta força se relaciona com o raio atômico: quanto menor o tamanho do átomo, maior será a força de atração.

Sendo assim, se você quer saber se um átomo é pouco ou muito eletronegativo, é só observar sua posição na Tabela Periódica, a Eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.

Agora se você achar difícil a localização, temos aqui um “macete” que pode ajudá-lo a memorizar a Eletronegatividade de alguns elementos químicos:

Fui Ontem No Clube, Briguei I SCorrendo Para o Hospital”

Observe a frase acima, as letras em destaque correspondem respectivamente aos seguintes elementos: Flúor, Oxigênio, Nitrogênio, Cloro, Bromo, Iodo, Enxofre, Carbono, Fósforo e Hidrogênio.

                                                                                
                                                       
                                           *A Eletronegatividade aumenta no sentido da seta.

Como exposto acima, o Flúor é o elemento mais eletronegativo.  Esse memorando pode ser usado durante a aplicação do conteúdo em sala de aula, com certeza a aula vai ficar mais produtiva, já que uma das principais dificuldades dos alunos é a memorização dos elementos químicos.

Na tabela periódica, a eletronegatividade aumenta da esquerda para a direita e de baixo para cima, ou seja, conforme os períodos aumentam, maior é o número de camadas da eletrosfera dos elementos e, portanto, maior o seu raio, o que influencia diretamente na sua eletronegatividade, já que haverá uma aproximação menor entre os elétrons a serem compartilhados e o núcleo do átomo, que exerce o ponto de atração.
Assim, o elemento mais eletronegativo é o flúor. A ordem de polaridade é, portanto:

                                                     


Polaridade das Ligações Químicas
A eletronegatividade é a capacidade que um átomo tem de atrair para si o par de elétrons que ele compartilha com outro átomo em uma ligação covalente. As medidas experimentais foram feitas pelo cientista Linus Pauling, que criou uma escala de eletronegatividade.
De acordo com a diferença de eletronegatividade dos elementos, pode-se classificar a ligação covalente em polar ou apolar.
 = diferença de eletronegatividade

Ligação Apolar (delta  =0)               
A diferença de eletronegatividade tem que ser igual à zero. Geralmente, acontece em moléculas de átomos iguais.
Exemplos:

Ligação Polar (delta  diferente de 0 )
A diferença de eletronegatividade tem que diferente de zero. Geralmente, acontece em moléculas de átomos diferentes.
Exemplos:

Observe que a ligação entre I e F é mais polar do que a ligação entre H e Cl.
Se o valor for maior que 1,7, a ligação é iônica.
Exemplos:

Polaridade das Moléculas
Durante as ligações químicas, podem sobrar elétrons do átomo central.
Então:
- molécula polar – quando não sobram elétrons do átomo central.
- molécula apolar – quando sobram elétrons do átomo central.


                                                        Atividades de fixação
1) Diga quais são as ligações existentes entre os elementos abaixo (iônica ou covalente) e classifique cada ligação como polar ou apolar:

a)      Cl2:
b)      HBr:
c)      H2:
d)     NaCl:
e)      P4:
f)       CO:
g)      KF:       
h)      HCl:

2) A seguir, temos uma escala de eletronegatividade em ordem crescente:
H < P < C < S < I < Br < Cl < N < O < F  
O hidrogênio pode se ligar a cada um dos elementos abaixo por meio de ligações covalentes. Com base na escala de eletronegatividade citada, com qual desses elementos o hidrogênio deve se ligar para resultar numa maior polaridade da ligação?
a)      F
b)      O
c)      P
d)     I
e)      Br

3) (Mack-SP) O aumento da diferença de eletronegatividade entre os elementos ocasiona a seguinte ordem no caráter das ligações:
a) Covalente polar, covalente apolar, iônica;
b) Iônica, covalente polar, covalente apolar;
c) Covalente apolar, iônica, covalente polar;
d) Covalente apolar, covalente polar, iônica;
e) Iônica covalente apolar, covalente polar;

4) Calcule a diferença de eletronegatividade e indique o tipo de ligação entre os átomos dos compostos abaixo:

Composto
      Diferença de eletronegatividade
      Tipo de ligação
CaO





N2





HCl