Comente.

sábado, 2 de março de 2013

Atividades de fixação - Ciências 9º Ano


Observação: Olá pessoal! Por favor sigam o blog. Não entrem apenas para copiar as atividades. Divulgue o blogue aos amigos.

Colégio Estadual Marechal Souza Dantas. Disciplina: Ciências - Profº: Carlúcio Bicudo
Nome: __________________________________turmas: 901,902 e 903
                                                      Atividades de Fixação

Observação: As respostas estão no final do exercício.
01) De acordo com a organização das partículas nos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso), assinale a alternativa correta:
a) No estado sólido as partículas se encontram mais próximas, provocando uma maior movimentação das mesmas.
b) No estado líquido as partículas podem moldar a substância de acordo com o recipiente que a contém, ou seja, possui forma variável.
c) No estado gasoso as partículas se encontram mais próximas, tendo assim uma menor energia cinética das partículas.
d) No estado sólido as partículas se encontram mais afastadas do que qualquer outro estado físico.
e) No estado gasoso as partículas se movimentam menos do que as mesmas partículas quando se encontram no estado líquido.

02) Evaporação, calefação e ebulição são exemplos de:
a) passagem do estado líquido para o de vapor.
b) passagem do estado sólido para o de vapor.
c) transformações que não dependem da substância e da temperatura.
d) obtenção de substâncias puras.
e) passagem do estado sólido para o vapor, diretamente, sem passar pelo estado líquido.

03) No gráfico ao lado, de mudanças de fase de agregação de uma substância, provocada pelo aumento da temperatura, o nome correto das transformações ocorridas nos intervalos S e L são respectivamente:
a) solidificação e condensação
b) fusão e ebulição
c) liquefação e vaporização
d) sublimação e sublimação
e) fusão e liquefação

04) Leia o trecho da canção Planeta Água, de Guilherme Arantes, de 1980, a seguir:
                              Água que o Sol evapora,
                                    Pro céu vai embora
                              Virar nuvens de algodão.
                              Gotas de água da chuva,
                                   Quem mata a sede
                                      Da população
  O trecho é uma versão poética;
a) da poluição da água por aumento da temperatura
b) da demanda bioquímica do oxigênio, que é maior que na água.
c) do ciclo hidrológico da água
d) das etapas do tratamento da água
e) da importância de se ter chuva cada vez mais ácida

05) As fases de agregação para as substâncias abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30° C são , respectivamente:

a) sólido, líquido, gasoso e líquido.
b) líquido, sólido, líquido e gasoso.
c) líquido, gasoso, líquido e sólido.
d)gasoso, líquido, gasoso e sólido
e)sólido, gasoso, líquido e gasoso

06) Considere quantidades iguais nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, relacionados no esquema  abaixo:
IV: Fusão
II: Solidificação
V: Vaporização
III: Liquefação
I: Sublimação
Assinale a alternativa verdadeira.

a) O processo número IV chamado pode ser chamado de condensação
b) Na passagem da água líquida para água na forma de vapor, há uma diminuição de temperatura.
c) O processo número I é denominado fusão.
d) Evaporação, ebulição ou calefação podem ser usados para designar o processo número V.
e) No processo II há um aumento de temperatura.

07) Todos os fenômenos físicos, EXCETO:
a) Formação do gelo
b) Ferver água na chaleira
c) Secagem da roupa no varal
d) Combustão de gás de cozinha
e) Filtração da água

08) Observe os seguintes fatos:
I) Gelo seco no palco de um teatro transforma-se e m gás
II) A formação da neve
III) A secagem da roupa no varal
IV) O derretimento do ferro-gusa para a fabricação de aço.

Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos, respectivamente:
a) sublimação, solidificação, evaporação e fusão.
b)sublimação, solidificação, fusão e evaporação
c) fusão, sublimação, evaporação e solidificação.
d)evaporação, solidificação, fusão e sublimação
e)evaporação, sublimação, fusão e solidificação

09) Analise o esquema a seguir:
( I ) água---corrente elétrica--------> gás carbônico e gás oxigênio
( II ) gelo ----calor-->  água
(III) água oxigenada----luz---> água e gás oxigênio

Representam, respectivamente, fenômeno;
a) físico, físico e químico.
b) químico, químico e químico.
c) físico, físico e físico
d) químico, físico e químico.
e) químico, químico e físico.

10) Como e chama a mudança do estado líquido para o sólido?
a) solidificação
b) transformação
c) vaporização
d) sublimação
e) passagem

11) Estou com uma lista em que matérias, corpos e objetos estão misturados. Preciso que você faça a separação. Para isso, adote o seguinte critério:
* não sendo corpo nem objeto, marque matéria;
* sendo matéria, mas não objeto, marque corpo.


       Matéria
          Corpo
            Objeto
   cinzeiro



   ouro



   copo



   caco de vidro



   Pedra



   areia



   água



   mesa



   panela




11) Na frase “ Se alguma coisa existe, não pode ter surgido do nada, e se a coisa desaparece, não pode resultar em nada”, que propriedade da matéria está sendo ressaltada?
R:

12) As propriedades específicas podem ser: ______________, ________________e  __________________________.

13) Um fragmento de gelo de 250 g tem volume correspondente a 500 cm3 . Qual é a sua densidade?
14) A densidade do selênio é 4,79 g/cm³. Qual a massa, em kg, de 6,5 cm³ de selênio?


Observação: Estou surpreso com a quantidade de professores que não conseguiram resolver exercícios tão simples. Em poucos dias, recebi uma grande quantidade de e-mails de professores, pedindo as respostas. Será que estes professores, não sabem responder estas perguntas?
Respostas dos exercícios:
1) b                     6) d              11)  A propriedade da Indestrutibilidade.
2) a                     7) d              12) Físicas, Químicas e Organolépticas.
3) b                     8) a              13) d = m/V   R: 0,5 g/cm3
4) c                     9) d              14) m= d. V    R: 0,031 Kg
5) c                     10) a



20 comentários:

  1. oi por favor me diga as respostas desses exercicios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, enviei as respostas para o seu e-mail.

      Excluir
    2. Certo, professor, gostei muito dos exercícios. Notei que o nobre colega deu a resposta do item 14 sem converter para a unidade que pede no problema (Kg). Então seria 14) m= d. V R: 0.031 Kg. No mais, parabéns pelo trabalho!

      Excluir
  2. pfv me passa as respostas tambem !! preciso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanicozinho, mande o seu e-mail para oliveirabicudo@bol.com.br pedindo as respostas dos exercícios.

      Excluir
  3. pfv me passa as respostas tambem !! preciso !!

    ResponderExcluir
  4. por favor me passe as respostas dessa atividade... emal: professormarciobarbosa@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. por favor me passe as respostas dessa atividade.estou tendo dificuldade nesta matéria. tamiresflorencio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Por favor mim manda as respostas
    jamerson13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. me envie as respostas por favor xandinha121080@hotmail.com
    preciso de provas de ciencias 9º ano para o simave... me manda se der.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse exercício me ajudou muito,tenho13 anos,faço o 9°ano,acertei 12 das 14 questões,me ajudou muito.
    obrigado mesmo!!
    Respostas dos exercícios:
    1) b 6) d 11) A propriedade da Indestrutibilidade.
    2) a 7) d 12) Físicas, Químicas e Organolépticas.
    3) b 8) a 13) d = m/V R: 0,5 g/cm3
    4) c 9) d 14) m= d. V R: 0,031 Kg
    5) c 10) a

    ResponderExcluir
  9. mande as respostas pra mim por e-mail por favor preciso urgenteee!!!!!!!!!!!! email: klemerson2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. por favor me mande as respostas desta atividade meu email é

    marco_faria17@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Verificando o nível das questões a serem respondidas e comparando o nível dos nomes relacionados à forma como digitam os pedidos de envio de resposta concluímos que: ou são estudantes que ainda estão com dúvida, ou são pseudoprofessores desesperados por encontrar um "desafio" na hora de responder.Talvez a resposta para a educação estar indo ladeira abaixo nem seja só pelos políticos que colocamos no poder,mas pessoas sem instrução.Fica a dica.

    ResponderExcluir
  12. Caro Samir,
    Todas as respostas, estão no final dos exercícios. Mesmo assim, as pessoas insistem em pedir que envie as respostas diretamente para o e-mail deles.
    Aos meus alunos, faço a correção dentro de sala de aula.

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber as repostas desses exercicios se puder me mandar por email agradeço dayannamelolima@gmil.com

    ResponderExcluir
  14. gostaria de saber as repostas desses exercicios se puder me mandar por email agradeço dayannamelolima@gmil.com

    ResponderExcluir
  15. Ótimo,que coisa maravilhosa.Parabéns

    ResponderExcluir
  16. Adorei queria que me enviasse gabarito das avaliações

    ResponderExcluir

Google+ Followers